Informativo para o trade
   

"30 ANOS DE REVOLUÇÃO PACÍFICA / QUEDA DO MURO"
Por sete dias, Berlim celebrará o festival da Revolução Pacífica em sete pontos da cidade

De 4 a 10 de novembro, a capital alemã organizará um grande festival para comemorar o jubileu de 30 anos da Revolução Pacífica e da queda do muro de Berlim. Durante sete dias e em sete pontos diferentes da cidade, Berlim se transformará em um centro de exposições e eventos ao ar livre.

Os principais momentos da revolução serão narrados em lugares onde de fato aconteceram eventos importantes da história berlinense em 1989/90. Os visitantes poderão entrar no clima dessa época de mudanças por meio de grandes representações encenadas na igreja Gethsemanekirche, na praça Alexanderplatz, no Portão de Brandemburgo, na rua Kurfürstendamm, ao lado da EastSideGallery, na praça Schlossplatz e também na central da Stasi, em Lichtenberg.

As encenações de fotografias efilmagens históricas, apoiadas por instalações sonoras, serão o carro-chefe de uma programação diversificada de exposições e eventos - organizada de maneira unificada por museus, memoriais, associações, instituições educacionais, iniciativas e grupos de artistas. Além de rememorar a trajetória das vítimas da ditadura do partido SED e a divisão da cidade dentro de seus antigos limites municipais, essa encenação descentralizada, que conta com mais de 100 eventos, convida o visitante a viver a experiência dos acontecimentos históricos da Revolução Pacífica na forma de uma viagem pelo tempo e pelo espaço. Serão abordados os inícios do regime na Europa Central e do Leste e a onda de fugas a partir do início do verão de 1989, passando pelos protestos em toda a Alemanha Oriental e pela queda do muro no outono daquele ano até a tomada da central da Stasi e as primeiras eleições democráticas na Alemanha Oriental, em março de 1990.

O ponto alto dessa semana de festividades fica por conta de um festival de música que acontecerá em vários pontos da cidade na noite de 9 de novembro. Ao longo da rota da revolução, berlinenses e turistas de todo o mundo celebrarão a festa da liberdade. Em inúmeros palcos, apresentam-se artistas nacionais e internacionais cujo som e história estão relacionados aos acontecimentos de 1989/1990 ou cuja carreira está ligada à vanguarda e à revolução. Com sua vasta oferta musical - que varia da música clássica ao rock, passando pelo jazz e pelo pop até chegar ao hip hop -, esse festival de encerramento das comemorações do jubileu deixará claro o poder da música: em um final e impressionante, todos os palcos tocarão a mesma música ao mesmo tempo, a ser entoada por um coro de artistas e expectadores. É nesse momento que a cidade se unirá em uma grande comunidade em festa.

Informações sobre Berlim para agentes de viagem: www.about.visitberlin.de

Contato em Berlim:
Carlo Carbone
Carlo.Carbone@visitberlin.de

Contato no Brasil:
Adriana ou Débora
visitBerlin@berg.tur.br
 
visitBerlin
Há 25 anos, a visitBerlin (Berlin Tourismus&KongressGmbH) promove a marca Berlim. Atualmente, a empresa conta com cerca de 200 colaboradores ativos na capital e em todos os continentes, com o objetivo de posicionar Berlim como destino turístico e sede para congressos. OvisitBerlin representa a cidade em centenas de eventos em que participa mundo afora e também auxilia inúmeros jornalistas e blogueiros em suas viagens de pesquisa em Berlim. O Berlin Convention Office da visitBerlin atrai convenções, feiras e congressos para a capital alemã.
Como operadora turística, esta empresa oferece passagens e pernoites em hotéis e emite o ticket turístico oficial da cidade, o Berlin WelcomeCard. OvisitBerlin conta com pontos de informação turística na capital, bem como com o Berlin Service Center, disponível pelo telefone 030-25 00 25. No site visitBerlin.de, o portal oficial de viagens em Berlim, você encontra todas as informações úteis para o seu passeio pela capital alemã, além de promoções exclusivas. about.visitBerlin.de.